Chegou a hora de escolher o apartamento para você morar! Nesse momento é natural que algumas interrogações comecem a tomar conta dos seus pensamentos. O apartamento à venda em BH dos seus sonhos pode estar perto, mas ao mesmo tempo longe de uma decisão segura.
Com o intuito de lhe ajudar nessa missão, elaboramos um artigo para escolher o melhor espaço a alguém especial: você!
Boa leitura!
Localização
Antes de partir para o imóvel propriamente dito, você precisa prestar atenção na localização do apartamento. Afinal, não faz sentido escolher um apartamento belíssimo e do tamanho que você deseja, sem considerar a região em que ele está localizado.
Parece besteira, mas tem gente que comete esse equívoco, apaixonando-se por um apartamento mais distante do bairro que esperava morar e que fica longe do trabalho e tudo mais do seu dia a dia.
A nossa dica é: delimite a sua busca aos bairros que você moraria, considerando tempo de deslocamento, segurança, qualidade de vida, infraestrutura de comércios e serviços e a valorização imobiliária.
Tamanho
Quantas pessoas vão morar no apartamento? Há chances de a família aumentar? Lembre ainda de que você poderá receber amigos para aquele jantar de sexta-feira. Agora, se você é mais reservado e prefere um cantinho só para você, ou para você e mais uma pessoa, o imóvel pode ser menor.
O seu espaço tem que oferecer conforto hoje, amanhã e no futuro. Considere esse aspecto em suas pesquisas.
Cômodos e divisões
Tamanho ok, é momento de analisar a disposição dos cômodos do apartamento. Para quem prefere ambientes integrados, por exemplo, é necessário observar se há uma parede entre a sala e a cozinha, e se ela poderá ser removida. Caso não seja possível, o seu desejo não será atendido.
Observe atentamente a incidência de luz natural nos quartos e na sala. Esse item garante comodidade e bem-estar, além de evitar a umidade excessiva nesses cômodos. Do mesmo modo, sinta se existe boa ventilação na cozinha e no banheiro.
Acabamentos
A primeira impressão não precisa ser a que fica, certo? Olhe para os acabamentos, como pintura, rachaduras nas paredes dos cômodos, torneiras, fechaduras, barulhos nas portas, além de perguntar se o imóvel passou por alguma reforma recentemente.
Novo ou usado, o apartamento não pode estar com problemas graves. No máximo algum imprevisto que você possa resolver rapidamente. O seu espaço tem que ser confortável para você morar bem.
Condomínio e vizinhança
Há condomínios e condomínios, ou seja, aqueles em que a segurança está em primeiro lugar, com portões automáticos, portaria e vigilância 24 horas, câmeras e demais componentes de segurança. Em contrapartida, um condomínio, as vezes mais barato, não oferece a segurança que você almeja.
Pergunte sobre os valores do condomínio, como são as regras e o que o espaço tem a oferecer – área de lazer, piscina, playground etc. Fale com alguns vizinhos para saber como é residir no ambiente, se tem moradores que costumam perturbar o sossego alheio e o que mais você julgar importante para a sua boa moradia.
Preço e valorização
Quanto você pode pagar pelo apartamento? Seja sincero consigo mesmo e não vacile nesse item. Faça as contas e pesquise por imóveis que cabem no seu orçamento, evitando fazer loucuras.
Faça uma pesquisa sobre os preços praticados na região e obtenha informações quanto à valorização dos imóveis. O mercado imobiliário costuma dar bons indícios de como anda a situação de cada bairro, como: crescimento, novos empreendimentos comerciais, notícias etc.
Um apartamento à venda pode ser o melhor espaço para morar, desde que você faça uma escolha coerente às suas expectativas e necessidades. Após a leitura do artigo, você está mais seguro.
E aí, o artigo foi útil para você? Compartilhe com os seus contatos que precisam ler. Siga o Instagram e curta o Facebook.