Consórcio: 5 Dicas que Vão te Ajudar Neste Investimento

Consórcio: 5 Dicas que Vão te Ajudar Neste Investimento

02 dez

Questões que envolvem dinheiro podem ser difíceis de administrar por falta de um conhecimento aprofundado em determinados assuntos. O consórcio, por exemplo, é um investimento muito popular, mas ainda sim as pessoas sabem pouco sobre ele. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para que entenda o que é um consórcio e cinco dicas para que consiga ser contemplado, ou premiado, com essa modalidade de investimento. Acompanhe!  

O que é um consórcio? 

É um investimento a longo prazo, e como qualquer modalidade a longo prazo, o consórcio exige astúcia e planejamento dos seus “investidores”. 

Ele consiste em um grupo de pessoas que estão interessadas em comprar um imóvel, seja ele um carro, uma casa ou apartamento, mas que não têm a necessidade de tê-los em mãos de forma imediata. 

Este grupo é administrado por uma empresa, como bancos, que viabilizam o funcionamento do investimento. Por conta disso, eles cobram uma “taxa de administração”, como podemos chamar.  

Eles dividem o valor do bem a ser conquistado em um grande número de parcelas de modo que a soma das parcelas pagas pelos consorciados a cada mês permita, em algum momento, adquirir um ou mais desses bens.

Dessa forma, mensalmente, um ou mais consorciados são contemplados por sorteio e adquirem uma carta de crédito que compra o bem à vista.

Além dos sorteios, a maioria dos planos de consórcios permite que os participantes ofereçam lances antecipando certo número de prestações. Quem der o maior lance leva a carta de crédito.

A lógica não é tão complicada né? Bem fácil de entender. Agora, o que acontece é que existem algumas práticas que facilitam o processo e faz com que você possa ser premiado de forma mais rápida. E vamos te contar algumas. 

Como ser contemplado em no consórcio? 

Muitas coisas podem ajudar neste processo, fazendo com que a espera para ser contemplado não seja tão grande. Elas são:

1 – Mantenha suas parcelas em dia

Ninguém gosta de atrasos, ainda mais quando trata-se de um investimento em grupo. Portanto, manter sua cota em dia faz com que a saúde financeira do consórcio fique em dia e amplia as possibilidade de contemplação. 

2 – Conheça bem o seu grupo

É sempre bom solicitar à administradora um complicado de informações do seu grupo, assim você consegue verificar como tem sido os lances vencedores e quantas contemplações o grupo tem feito por mês. 

O planejamento é muito importante para obter êxito! 

3 – Análise as melhores épocas para dar lances

Existem sazonalidades nesse tipo de investimento, como por exemplo épocas de 13º salário ou férias. Mas não é um regra, cada grupo pode ter uma sazonalidade específica, por isso é importante observá-lo e usá-la a seu favor.

4 – Utilize o seu FGTS no consórcio de imóveis

Essa é uma dica que poucos conhecem, pois acham que não é possível, mas é sim. O único porém é que existem algumas regras específicas para o uso do mesmo, mas se estiver dentro delas, é uma excelente opção. 

Está entre as regulamentações, por exemplo, ter trabalhado pelo menos 3 anos de carteira assinada, no regime do FGTS. E, se esse for o seu caso, já pode ser possível. 

5 – Não desanime

Essa é uma dica genérica, mas muito relevante. Algumas pessoas começam a achar que as coisas estão demorando demais e desistem, mas isso não pode acontecer. Seguindo direitinho as dicas acima, quando você menos esperar, será contemplado.  

 

Saiba mais sobre nossas condições de consórcio para imóveis e automóveis. Entre em contato com um de nossos atendentes ou faça sua cotação online gratuitamente agora!

 
[ssba-buttons]
Simule e contrate
1