Você já Ouviu falar de Empréstimo ?
O Empréstimo funciona da seguinte forma, é um acordo feito entre o banco e o cliente,
com o intuito de pegar determinada quantia com a promessa de pagar no futuro, acrescido juros e, muitas vezes, em parcelas pré-definidas. A quantia liberada sofre variações de cliente para cliente, assim como a taxa de juros, que é diferente de um banco e outro, e negociado nos termos do contrato de empréstimo feito.
O valor emprestado não precisa ter um destino fixo, ou seja, o cliente pode gastá-lo com o que desejar, que é o diferencial do financiamento e custeios, onde o cliente precisam ter um destino específico para o dinheiro liberado pelo banco, desde que pague em dia as parcelas futuras.
Pegar empréstimos com bancos e outras instituições financeiras pode ser um bom ponto de partida para investimentos em novos negócios ou em manutenções no seu empreendimento atual. Basta que você tenha cautela para compreender o momento certo de pegar um empréstimo e a previsão de lucros obtida no investimento feito, já que o empréstimo deverá ser pago com juros acrescidos.
Nos dias atuais, os empréstimos são muito utilizados para imprevistos existentes tanto na vida profissional quanto pessoal, onde o banco libera uma quantia imediata a fim de remediar a emergência ocorrida.
Tipos de Empréstimo
Imprevistos, emergências, compras por impulso, desemprego. São inúmeros os motivos que podem levar alguém a ficar sem dinheiro e ter que pedir emprestado. E, com tantos tipos de empréstimo disponíveis, é natural que haja dúvidas sobre esse assunto.
Aqui vai uma lista com as principais modalidades de crédito oferecidas no mercado e as vantagens e desvantagens de cada uma delas…
Pessoal
Esta é a modalidade de é a mais comum existente, geralmente oferecida por todos os bancos e a todas pessoas, desde que estas não tenham o “nome sujo”.
O dinheiro será liberado diretamente em sua conta corrente dentro de um prazo de 24 horas, o que faz este tipo de empréstimo muito útil para emergências, porém, existem algumas desvantagens em pegar um empréstimo pessoal.
A primeira delas é que a quantia que se pode pegar em um empréstimo pessoal é baixa, tendo como teto, na maioria das instituições, um valor aproximado de R$5.000,00.
Outra desvantagem está na taxa de juros paga pelo cliente de pega um empréstimo pessoal, pois, devido a rapidez, os juros acrescidos costumam ser mais altos do que o normal.
Consignado
É um empréstimo também muito utilizado pelas instituições financeiras conhecidas, onde consiste no cliente pegar uma determinada quantia e as parcelas de pagamento estabelecidas são descontadas diretamente no salário, pensão ou aposentadoria deste cliente.
O empréstimo consignado é um empréstimo que possui juros baixos, porém, é acessível somente a clientes aposentados ou pensionistas do INSS, ou aqueles que a empresa em que trabalha possui convênio com algum banco.
Por Penhor
É o empréstimo feito mediante a cessão de um bem — uma modalidade bastante comum é o penhor de joias, feito pela Caixa Econômica Federal. Avalia-se o bem e concede-se o empréstimo naquele valor. O pagamento deve ser feito no prazo para reaver o bem.
Uma vantagem deste tipo de empréstimo é que ele pode ser requerido por pessoas com crédito negativado. Ou seja, pessoas que possuem o “nome sujo”, já que o penhor de garantia é um bem do patrimônio do cliente. Porém, a taxa de juros para este tipo de empréstimo costuma ser bem alta.
Cheque Especial
Crédito destinado a cobrir o saldo devedor em conta corrente do cliente, a contratação é feita automaticamente quando a conta corrente do cliente vira o dia no vermelho, ou seja, vira o dia em saldo devedor.
O cheque especial possui duas grandes vantagens: a primeira é a praticidade, visto que é contratado automaticamente e, em determinados bancos pode ser feito um acordo no momento da abertura da conta. A segunda é a flexibilidade, pois o valor contratado é exatamente o necessário para cobrir o saldo devedor da conta corrente.
Porém, o cheque especial tem taxas de juros exorbitantes, sendo a maior taxa de juros que as instituições bancárias oferecem. Em 2017, segundo o Banco Central, a média era de 328,3% ao ano.
Como Fazer ?
Para fazer seu empréstimo, basta comparecer a sua agência bancária com seus documentos pessoais e verificar qual tipo de empréstimo você tem direito. É importante se atentar a taxa de juros oferecida pela instituição e ao prazo de pagamento do seu empréstimo.
O empréstimo mais feito e mais viável atualmente é o empréstimo pessoal, sendo rápido, fácil e eficiente nas emergências, porém, a escolha é sua e é feita de acordo com sua necessidade.
Para aqueles que desejam ainda mais praticidade, a Juros Baixos é a opção perfeita! Aqui você pode fazer seu empréstimo sem sair da sua casa. E melhor ainda, você pode simular mais de 30 formas diferentes de realizar a transação dele e avaliar qual a melhor opção para você!
Vantagens e Cuidados Necessários
Na hora de fazer o seu empréstimo, algumas coisas básicas devem analisadas para que você tenha o investimento certo em suas mãos, sendo a primeira delas a taxa de juros oferecida pelo banco. Lembrando que a taxa de juros varia de instituição para instituição, sendo os bancos privados opções com menores taxas, geralmente!
O prazo de carência até o inicio das parcelas também é um fator importante na hora de contratar.
Porém, existem várias vantagens em se fazer um empréstimo bancário, dentre elas, a possibilidade de resolver emergências profissionais e pessoais. Já que o dinheiro é rapidamente liberado, principalmente ao realizar um empréstimo pessoal.
Além disso, a flexibilidade também é um ponto favorável, já que, diferente do financiamento bancário, nos empréstimos bancários não existem uma predestinação. De onde deve ser investido o dinheiro, dando autonomia ao cliente para fazer o que quiser com o valor recebido.
Faça a cotação do seu empréstimo com a Navarro, online e sem compromisso. Estamos prontos para recebê-lo(a) e ajudá-lo(a) da melhor maneira possível!