Estudos mostram que após 2035 a nossa principal fonte de geração elétrica será a energia solar, sendo a mais utilizada no mundo. Com os avanços tecnológicos e a conscientização ambiental cada vez mais presente na nossa sociedade, não existem dúvidas que o futuro da energia é solar.
Essa energia já vem sendo bastante utilizada em residências, comércios em geral, áreas rurais e indústrias, por ser uma energia totalmente renovável e limpa, ela tem se tornado uma ótima opção principalmente para a economia na conta de luz.
Com isso, entendemos a relevância de sempre estar informado sobre como ela funciona, sua importância e os benefícios. Entenda um pouco mais!
Como funciona?
Pode parecer um pouco complicado de entender, mas é super simples! As células fotovoltaicas presentes nos painéis solares absorvem os raios luminosos provenientes do sol, e por meio de um inversor solar essa energia é convertida, podendo ser consumida em residências, estabelecimentos e etc.
Temos sorte porque o Brasil é um ótimo país para a produção de energia solar, quanto maior a intensidade de luz, maior será a geração de energia!
Ela é uma energia limpa e renovável!
A energia solar está diretamente ligada com questões ambientais. As radiações solares são fontes naturais que não se esgotam, sendo usadas como fontes renováveis de energia que podem ser utilizadas na geração de eletricidade, causando o mínimo de impactos ambientais.
Com isso, podemos considerar a energia solar como uma energia limpa, com uma grande vantagem contra outros tipos de geração de energia.
Vale a pena investir?
Com a alta tendência mundial de gerar energia através dos raios luminosos, é de se esperar que esta área receba bastante investimentos, principalmente no Brasil, por ser um país de clima tropical com altas incidências de raios solares.
A principal desvantagem é o alto investimento necessário, além dos custos de manutenção de equipamentos fotovoltaicos. Mas existe uma alta expectativa de retorno do valor investido.
A forma para pequenos investidores se beneficiarem desse mercado é por meio da instalação de painéis solares nos telhados de suas residências, podendo gerar a sua própria energia.