Ter um Plano de Saúde com um bom custo benefício vem se tornando uma prioridade para toda a população, pois todo o investimento é recompensado.
Dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) constam que a soma de fraudes, exames indevidos e desperdícios somam quase R$28 bilhões. As consequências de todo esse gasto são a queda na qualidade de serviços e aumento no preço no período de reajuste.
Caso você já possua um bom plano ou ainda esteja à procura de um e quer saber como aproveitá-lo, vamos dar algumas dicas valiosas. Confira!
Carência do Plano.
É muito importante estar atento à carência do Plano de Saúde, caso não saiba o que é carência, é um prazo pré-estabelecido onde alguns benefícios do Plano não podem ser usados.
- 24h Para casos de urgência e emergência;
- 300 Dias para partos a termo. Excluídos partos prematuros e decorrentes de complicações;
- 24 Meses para doenças ou lesões preexistentes;
- 180 Dias para os demais procedimentos.
Cada operadora define suas restrições e modalidades, mas existem parâmetros determinados por lei que são regulamentados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Consulte a Rede Credenciada
Na contratação do Plano de Saúde, você possui o acesso a todo o catálogo da rede credenciada, seja ele físico, site ou no aplicativo da operadora do Plano.
Sempre que necessário algum tipo de atendimento o indicado é consultar esse canal. Com uma rede constantemente atualizada, se torna possível encontrar o local mais perto para o seu atendimento.
Documentos e guias
Ao realizar algum exame ou consulta pelo Plano de Saúde, normalmente é solicitado a assinatura da guia de atendimento médico. Através dela que a operadora do Plano recebe todas as informações necessárias após algum atendimento.
É de extrema importância estar ciente de tudo que está escrito na guia antes de assiná-la. Tenha certeza que todos os serviços estão devidamente especificados nela, para que não haja futuros problemas. Em casos de informações incorretas, solicite a correção!
Atendimento em Pronto-Socorro
Normalmente consultas em pronto-socorro acabam tendo custos superiores, sem contar a exposição a todos os tipos de doenças presentes nos hospitais. Consequentemente, o valor cobrado pela operadora do Plano de Saúde também pode aumentar, tendo a possibilidade de alterar o valor do reajuste.
O indicado é que sejam utilizadas as clínicas e consultórios em casos de não urgência, e deixar o hospital apenas em casos de emergência.
O que achou das dicas? Compartilhe esse post com alguém que possui Plano de Saúde para ficar atento a todas essas dicas. Caso queira fazer a contratação de algum plano, entre em contato com a Navarro, um dos nossos atendentes irá te auxiliar!