O Seguro Auto Jovem cobre jovens de 18 a 24 anos, porém ele possui uma cotação mais cara. Saiba o porquê.
Você já reparou que, ao comprar o seu carro e fazer uma cotação de Seguro Auto, uma das perguntas mais frequentes é a idade do segurado? Caso sim, também percebeu que, para jovens de 18 a 24 anos, o seguro costuma ser mais caro, mesmo tendo cobertura das mesmas coisas. Mas por que o Seguro Auto Jovem é mais caro?
Ao fazer o seu Seguro Auto, o valor do prêmio – taxa a ser paga para se ter o direito a proteção – é baseado de acordo com o perfil do motorista segurado. O que algumas pessoas podem não saber, é que esse valor é cotado de acordo com o perfil do segurado, por isso a idade influencia no preço deste serviço. Falaremos um pouco mais sobre isso ao longo deste post.
O que é considerado ao cotar o Seguro e Seguro Auto Jovem?
Ao fazer uma simulação do seguro, irão perguntar coisas sobre o seu perfil: idade, gênero, estado civil, se você tem filhos. Com isso, a seguradora terá uma base sobre seu perfil e poderá fazer os cálculos de acordo com as informações obtidas.
Mas não é apenas sobre o seu perfil que a seguradora quer saber. Também será perguntado o modelo do seu carro, ano e outros detalhes. Isso porque, além do valor de mercado do veículo, a incidência de roubo entre alguns carros é maior que em outros. Caso você possua um carro com maior incidência de roubos e furtos, o seguro terá um aumento em seu valor.
Existem diversas variáveis para a cotação do seguro Auto, que juntas, ajudam a seguradora a determinar os riscos que, não apenas o carro, mas também o motorista, podem estar sujeitos.
Qual a idade de risco e porque ela influencia tanto no valor do Seguro Auto Jovem?
Entre todas as variáveis na precificação de um seguro Auto, talvez a idade, seja a que tem o maior peso. Isso porque, baseado em estatísticas, quanto mais jovem o perfil do condutor, maior a chance de ele se envolver em algum acidente. É claro que nem todo motorista jovem irá se envolver em algum acidente, porém, como dito, de acordo com as estatísticas, a incidência de acidentes entre jovens, é maior do que pessoas com mais velhas e com mais experiência no trânsito. Além disso, também é comum encontrar jovens que são mais omissos em relação à manutenção do carro, deixando o veículo mais propício a riscos de falhas mecânicas – como falta de revisão, por exemplo, ou andar sempre com o tanque na reserva.
Por esses motivos, motoristas entre 18 e 24 anos são os que pagam mais caro. Para saber, 70% das vítimas de trânsito são jovens. Além disso, o DPVAT também reforça esses números.
Apesar disto, fique atento e nunca minta durante contratação de um seguro. Nunca peça para algum parente fazer a contratação em seu nome. Isso porque a seguradora irá verificar todas as informações e após um sinistro, caso alguma informação não bata – por exemplo, o carro está no seu nome -, ela poderá alegar fraude e se negar a pagar qualquer indenização. Caso deseje, a seguradora pode cancelar a apólice do seguro auto, além de entrar com um processo judicial contra os segurados.
Faça a sua cotação com a gente!
Caso você queira fazer um seguro auto Jovem, basta clicar aqui e fazer a sua cotação. Estamos sempre à disposição para tirar suas dúvidas e ajudá-lo da melhor forma possível.