As consequências do aquecimento global já podem ser notadas no meio ambiente, e com isso, procurar novas formas de energia alternativa e limpa estão se tornando uma prioridade no mundo todo. A Energia Solar é uma fonte de energia totalmente renovável que já está se expandindo no Brasil nos últimos anos.
Como tudo que é recente, é normal escutarmos muitas coisas diferentes sobre o assunto, algumas até que são verdadeiras, já outras não. Hoje vamos falar sobre mitos e verdades sobre a Energia Solar. Continue lendo!
1- É possível zerar minha conta de energia!
Essa é 100% MITO! Um sistema fotovoltaico pode até zerar o seu consumo de energia da distribuidora, mas não vai zerar a sua conta de luz. Pelo simples fato do custo de disponibilidade, normalmente conhecido como taxa mínima de luz.
Existem outras cobranças que são obrigatórias na conta de luz também, como iluminação pública, multas, juros, que não são abatidos no crédito gerado pela energia solar.
2- Em dias nublados não é gerado energia!
Mito… As placas captam todos os raios solares que chegam na superfície terrestre. Mesmo que tenha nuvens no céu e o dia esteja nublado, a incidência desses raios vai diminuir, mas não a ponto de zerar a produção de energia, apenas irá diminuir a eficiência.
3- O retorno não compensa!
Mito! Cada vez mais, investir em energia solar tem se tornado mais vantajoso, ainda mais pelo aumento do preço da energia em nosso país nos últimos anos, e pela queda do custo das tecnologias do sistema fotovoltaicos.
É possível sentir o retorno do investimento em apenas 3 anos, sendo que na maioria das vezes esse tempo não passa dos 7 anos!
4- A vida útil da placa é de 25 anos ou mais!
É Verdade! Podemos garantir que a vida plena de uma placa solar é de 25 anos, perdendo apenas 20% da sua eficiência quando chega ao seu final. A maioria das placas instaladas há mais de 25 anos continuam funcionando.
5- É possível consumir energia em um local e consumir em outro
Também é Verdade! Essa é uma nova modalidade de geração distribuída proposta pela ANELL, que podemos chamar de autoconsumo remoto. Ela permite que você instale o painel solar em um determinado espaço diferente do local onde vai ser consumido a energia.